Remixes...

Plaza - Easy Date (Rui Maia Noise Reduction Remix)
Gosto de fazer remixes. Modificar totalmente a obra original criando um ambiente mais virado para as pistas de dança.
Em Portugal começaram a dar-se os primeiros passos para a cultura da remix. Os Loto e os Norton fizeram discos com remisturas, os Plaza vão a caminho. Tive a oportunidade de participar nos 3.
Em Portugal começaram a dar-se os primeiros passos para a cultura da remix. Os Loto e os Norton fizeram discos com remisturas, os Plaza vão a caminho. Tive a oportunidade de participar nos 3.
Na realidade depois de várias audições sinto que faltam voluntários com boas ideias para dar continuidade a este “vício”.
Hoje em dia, a remix em Portugal surge como a “desculpa” para mais uma edição de determinado álbum em formato cd duplo ou em caso de falta de financiamento para gravação, o artista convida uma série de dj’s e músicos para remisturarem as suas próprias canções.
É tempo de mudar e de valorizar a remix!
Plaza - Easy Date (Rui Maia Noise Reduction Remix)
16 Comments:
Biba a remix!!!
Agora a serio. tu fazes bons remixes. o problema que pões se calhar passa pela falta de informação sobre os mixes tugas! ou pela falta de boas bandas para fazer mix! nao sei... tambem concordo contigo que devia haver mais.
a cultura da remistura em portugal até existe, mas está associada à "cultura de club".
acabam por ser temas um pouco vazios, focalizados para pista e muitas vezes sobre "artistas" que não têm muitas referências para além desse circuito.
no entanto, acho que existe tanta coisa feita em portugal que seria passível - e recomendável - de remisturar e estou disposto a fazer alguma coisa por isso, não é só falar por falar ;)
epá rui, isto está muito bom! vai ser editado em vinil?
"falta de boas bandas para fazer remix" - a beleza da remistura é essa. eu cá digo que existe sempre 1% de "bom" numa música "má". aliás, transformar uma música 99% "má" em "excelente" é O desafio supremo. ahahah
a questao da remix "a portuguesa" é engraçada pois todos nos temos tendencia para estar num qq bar e qd de repente nos deparamos com 1 remix o mais provavel e comentar para o lado: fixe ou chunga; mas qd nos deparamos com 1 remix d1 musica nacional a questao poe-se de outra maneira pois sao verdadeiras "aves raras" e como tal a reacçao é mais do tipo: olha olha...reconheçes??? ha q acabar com isso!!! ha que inundar a cena com remixes pois tal como o leonardo da vinci nao teve como primeiro quadro a mona lisa, isto e tudo uma questao de primeiro haver quantidade e depois meus caros ... é para quem tem qualidade!!
Realmente em Portugal existem mixes de house e cenas dessas...esqueci-me desse ponto! Mas, vocês entenderam o que quis dizer...quero é remixes de bandas rock etc nada de house ou trance ou essas vertentes de musica de dança que já soam a "remix"!
Nuno: O problema é que o remix nao é rentável, então as editoras nao apostam...
Mário: Isso não vai sair em vynil...era um risco mt grande... ;)
Mas ainda bem que gostaste.
Rubén: quem é que em Portugal faz boas remixes? (Nao aceito djs de house e "nao vale" afirmares como o nuno: "tu fazes boas remixes.")
eheh
alguns exemplos de cenas portuguesas:
a remix do Dj Riot para o "Chiclete" é muito boa. apesar de eu não ser filiado no drum n' bass é uma cena que costumo passar e misturar com cenas rock mais a abrir (como podes ouvir num dos sets, rui)
o nuno rosa também tem feito uns trabalhos engraçados como a remistura para "Post it".
o pedro tenreiro tem uma muito boa para o "big black boat" do Legendary tiger man.
mas lá está.
eu tenho a 1ª em vinil, com alguma sorte à mistura; a 2ª nem sei se está editada; a 3ª veio numa compilação+livro de fotografia onde estavam incluídas outros remixes e tudo era caro demais.
mas há sempre movimento.
aqui o Manuel Calapez tem se desdobrado em iniciativas bem interessantes:
http://yeahx3.blogspot.com/
eu acho que é possível conciliar os 2 mundos; acredito num misto de Club/Bar onde se possa ouvir de tudo, com qualidade, sem stresses de Beatmix ou estilos pré-definidos.
a remix do tenreiro foi sinceramente (mesmo!) a melhor remix que já ouvi portuguesa...
Engraçado! Os Taxi estiveram na nossa sala de ensaios a ajustar o "chiclete" e o "cairo"! Vao tocar amanha na Febre de sábado à noite do Julio Isidro... Foi mesmo engraçado! Eles ainda tocam mesmo bem...
Nota: O Henrique (guitarrista dos Taxi) é cunhado do João Vieira...daí a "nossa sala de ensaios"!
eu gosto muito do balanço que o tenreiro deu à música, só não gosto tanto da sonoridade dos metais que escolheu (mas aqui estou a ser picuínhas). devia era estar decentemente editado!
recentemente ouvi mais qualquer coisa feita por ele na rádio oxigénio, mas não me estou a recordar se foi um remix ou um original, sei que também gostei. acho que o gajo tem uma colecção épica de discos de 'Disco'...deve dar boa inspiração.
curiosa essa ligação aos Táxi:D tenho em casa a edição em lata do "Cairo" = Relíquia hehe
nota: também tenho um 7" de GNR, mesmo do início, que no lado B tem o "Instrumental N.º1" - punk-funk do melhor!
muito, muito boa a tua remistura, rui maia!
a remistura do pedro tenreiro para o legendary tiger man é de facto um clássico! pena não sair em vinil...
mário joão, provavelmente o que ouviste do pedro tenreiro na O2 faz parte da colecção de re-edits disco que ele edita enquanto "dancin days", as quais sairam à cerca de 2 anos (acho eu) num disco com o mesmo nome ou em formato 12" para a noid dos idjut boys.
Eu conheço bem o Tenreiro, ele é RP da Nortesul (editora dos x-wife). Digo-vos que já fui a casa dele e fiquei espantado...ele tem 20.000 discos!Quando mudou de casa precisou de 40 caixas só pra deslocar o vynil...ehehe Akilo é só vynil por todo o lado. Reza a lenda que é o maior coleccionador de disco e funk da europa...
Um sr. com extremo bom gosto! Um grande dj tb!
Ps. Ele tá a acabar uma remix do "taking control" dos x-wife...
alem de poucas remixes surge outro problema: quem as faz! rui tu disseste que nao valem remixes de house, mas nao nos podemos esqueçer as melhores remixes a nivel mundial sao feitas precisamente por dj's.... tipo Tiga, erol alkan, mylo, abe duque, etc... se calhar os dj's portugueses perdem demasiado tempo nas lojas a procura de remixes dos outros e perdem pouco tempo em casa a fazer as deles! diz-me la que se por exemplo o Vibe se lembrasse de fazer 1 remistura d1 musica vossa nao seria 1 cena engraçada... tipo a Romantic Rights dos DFA1979 (Erol Alkan's Love From Below Rmx)??
p.s.( quem diz vibe diz dj com nome e com tecnica...)
Rubén: depende do dj. Se fosse o erol ou os justice ou a dfa, sim concerteza que eram grandes remixes...Agora o vibe?!?! :|
'dancin days' sim, acho que está mesmo relacionado com isso. pensei que fosse mais recente.
20.000!? bem, pode começar em abrir uma fonoteca eheh. fico à espera da remistura para os X-wife.
acho que não se pode comparar a linha de Tiga, erol alkan, mylo, soulwax, optimo, etc. ao Vibe. não estou a falar de qualidade, acho é que são duas maneiras muito diferentes de encarar a música.
o erol alkan faz remisturas com uma atitude "Rock", não fosse ele um fanático do indie. ele recusou umas 5 vezes remisturar o "Rocker" dos Alert Ego porque teve a noção que há coisas simplesmente difíceis de superar e avisou que ia trashalhar a música totalmente.
o Vibe acaba por ser demasiado "escravo da batida". é por isso que as remisturas em house e techno muito vezes acabam apenas por colocar um TUM TUM TUM limitativo sem grande novidades - há dezenas de remisturas do rocker assim :|
Romantic Rights dos DFA1979 (Erol Alkan's Love From Below Rmx)?
a versão de Jesper Dahlbäck é o que se pode aproximar mais de uma feeling "club" e mesmo assim duvido que o Vibe seguisse esta linha.
_______
Justice e Simian Mobile Disco são dos "remisturadores" que mais gosto ouvir neste momento.
Revlon - Walking Machine (Simian Mobile Disco Efficiency remix)
the go! team - Ladyflash (Simian Mobile disco mix)
Franz Ferdinand - The Fallen (Justice Remix)
Mr. Oizo - Nazis (Justice remix)
brutais!
a remix para o the fallen foi concerteza das mais estimulantes que ouvi...
Mário, eu tenho o Dancin` Days ;).
Enviar um comentário
<< Home