sábado, janeiro 28, 2006

Samples & Songs

Daft Punk.

O sample já está na moda há algum tempo. 90% do Hip Hop é construido à base de melodias de outros artistas, nas várias vertentes da música de dança também o acontece. Há uns tempos descobri que um tema dos Chic “Soup for One” foi transformado num hit de verão intitulado “Lady” do francês Modjo. Depois de uma pesquisa rápida no “Google”, descobri que os Chic são das bandas mais “sampladas” de sempre...
Existem inúmeras músicas que eram totalmente desconhecidas que deixaram de o ser devido a este processo. Temos o caso da Madonna com a melodia do “Gimme Gimme Gimme” dos ABBA que resultou no hit “Hang Up”.
Existem muitos outros casos, mas quem mais me surpreende no campo do sampling são os Daft Punk. Adoro o trabalho que fizeram no álbum “Discovery”. O ponto alto “samplado” duma música do Edwin Birdsong “Cola Bottle Baby” é “Harder Better Faster Stronger”. A forma como transformaram um tema soul-funk num tema de electro-dança é genial...
Questiono-me, será legitimo estar a “copiar” uma música de outro artista?
Quem tem mais valor, o artista que compôs o tema ou quem o tornou conhecido?

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

acho que é perfeitamente legítimo, no principio houve muito atrito, mas nos tempos que correm é um procedimento normal e é considerado por vezes material de reconhecimento, ou seja, quem faz um bom remix ou um retratamento de uma música antiga é um bom motivo para ir conhecer mais sobre o artista, ... e ainda mais se tiver sucesso! Agora quem tem mais valor, sinceramente... depende de alguns factores.

12:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

acho o sampling benéfico desde que utilizado com criatividade.

o hip hop depende muito dessa utilização, mas abusaram ao ponto do james brown ter contratado advogados para tratarem exclusivamente de casos de "roubo" de samples.

se houver autorização acaba por ser benéfico para os autores dos originais. e é sempre um jogo engraçado descobrir as pistas deixadas nas remisturas.

interssante é quando este tipo de situações acontece: o Tiga (e os freestylers há uns 10 anos) no "you gonna want me" utiliza um sample que já tinha sido utilizado pelos alter8 em "infiltrate 202" em 91; e com o sucesso do 12" voltou-se outra vez à faixa dos inícios de 90.

é tudo uma questão de reciclagem.

4:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo no álbum "Discovery" a faixa "Digital love" foi samplada do "I love you more" do George Duke. Eu axo o sampling genial como forma de arte, e muitos conseguiram elevá-lo a esse estatuto;os coldcut, steinski, The Chemical Brothers, a fraternidade turntablist.. eu admiro essa capacidade de reciclar e de comunicar influências ou obscuridades.E tb muitas vezes torna as coisas mais interessantes 8nem sempre..mas muitas vezes..)

6:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que é curioso é que à algum tempo disponibilizei (eu e o meu partner in crime AL Capaum :P) no blog www.dpbarrade.blog.com uma experiencia com samples que fizemos.
Chama-se "bad imitation" e tem samples dos yeah yeah yeahs, !!!, A certain ratio e Dick Hyman. o link é :
http://www.megaupload.com/?d=DX33ARAL

se tivéssemos alguma bufunfa até mandávamos fazer uns white labels.. mas axo q ainda n chegámos a esse patamar.

6:43 da tarde  
Blogger Nuno Silva said...

Ja falamos! Acho que da para ficar a conversar sobre isto muito tempo. Sera justo? Nao sera? Eu acho que o samplerista tem tanto merito como o que fez o original. Acho que deviam era trazer a publico de quem é o sample utilizado.

7:14 da tarde  
Blogger Rui Maia said...

Nuno:"samplerista" é lindo! ehehe
Jkammerl: Já ouvi a faixa que disponibilizaste...está interessante!! Continuem.... ;)

7:24 da tarde  
Blogger ben-u-ron79 said...

pior do que nao dizer qual a origem do sample , é a negaçao da sua utilizaçao...tipo 1 brancolas que certa vez fez 1 musica que soava qq coisa como isto: ding ding ding digadindin qd a original era:ding ding ding digadindin.... parece igual nao parece so ao vannila ice é que nao....

7:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fixe! Ainda bem que axaste interessante. Em princípio vamos regularmente adicionar mais uns links com experiências do mesmo género.. desde faixas, coisas com samples, re-edits ou remisturas..
Eu vou avisando..

11:06 da tarde  
Blogger Rui Maia said...

ruben: esse episodio do vanilla ice na mtv foi engraçado foi!
jkammerl: ok! vai avisando que eu vou ouvindo! ;)

1:06 da manhã  
Blogger gustavo beça said...

ARO!

Mário João, o mais engraçado em relação ao tiga e aos altern 8 é que já houve quem fizesse um mash-up com as duas músicas.O resultado é muito divertido, embora continue a preferir a versão do tiga!

1:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sim, já ouvi também quem misturasse as duas. o erol alkan, por exemplo.

mas o primeiro contacto que tive com o sample foi no "Don't Stop" dos Freestylers no álbum "We Rock hard" de 1999; era das minhas músicas favoritas do disco e quando apareceu o "you gonna want me" nem sabia da cena de altern8.

uma cena que me aconteceu e que me diz que tenho de confiar mais no instinto foi com "Drop The Pressure" do Mylo. comprei o 12" quando saiu e assim que cheguei a casa misturei o com o Dub do "Dr. Beat" dos Miami Sound Machine...se tivesse gravado aquilo e posto on line teria feito o "Dr. Pressure" para aí um ano antes de ter saído! DAMN!

ao pessoal da "photonik da barrade": o upload valeu bem a pena sacar ;)

10:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

THANX! Já nos estamos a preparar para pôr outro...
Em princípio será um edit do "Right on time" dos Red Hot Chilli Peppers.. do Californication (aquilo devia ter saído como single na altura!!!Bem melhor que alguns q saíram. Deve ter sido a minha revolta interior que me levou a fazer o edit..lol)

3:49 da tarde  
Blogger Ricardo Salazar said...

um dos principios será a sua utilização comercial. se se pretender que esta existe, será notório que o autor deverá receber royalites e os créditos devidos enquanto autor.

se for com o intuito de good clean fun, não serei assim tão legalista.
acho que para exercíco ou experiência, para set de djaying é bom para o artista e para o dj/produtor/ remixer. um mostra a sua obra o outro tem a sua dada a conhecer.

5:11 da tarde  
Blogger Ricardo Salazar said...

o valor é tão relevante ou de fácil equacinamento como a estória do ovo e da galinha

5:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home