segunda-feira, março 27, 2006

Yeah Yeah Yeahs

Yeah Yeah Yeahs - Show Your Bones

Três anos depois de “Fever to Tell”, o primeiro longa duração, os Yeah Yeah Yeahs (YYY) surgem com outro álbum grandioso. Em Dezembro passado havia sido lançada, no sítio oficial da banda, na Internet, uma competição para decidir o design da capa do disco. O resultado pode ser avaliado no próximo mês.
Descrito pela energética vocalista, Karen O, como correspondendo à “sensação de quando se apanha um choque eléctrico”, “Show Your Bones”, constituído por doze canções, é de facto um disco subtilmente electrizante e despido. Tem um sentido pop, mas conta com a mesma intensidade e garra punk que sempre caracterizaram o trabalho destes nova iorquinos. O horizonte da banda está (bastante) mais alargado: a sonoridade das canções é mais variada do que em “Fever to Tell”.
À habitual junção entre guitarra eléctrica, bateria e voz foram adicionados alguns teclados, instrumentos acústicos e percussão, que enriquecem o “novo” som dos YYY. A estrutura dos temas continua simples e eficaz. A prová-lo está o single de apresentação, “Gold Lion”, com batida a fazer lembrar o glam rock dos anos 70, percussão, guitarra acústica e uma melodia vocal “orelhuda”. Certamente pretendem atingir um público mais mainstream, não usual até à data. Exemplos como “Cheated Hearts” ou o último tema do disco, “Deja Vu”, mostram a evolução saudável e o amadurecimento natural na banda – isto nota-se principalmente no desempenho do guitarrista Nick e na voz de Karen. O baterista Brian, por seu lado, continua brilhante. O sentido lírico e atitude de “riot girl”, continua presente na vocalista e líder da banda, como é possível constatar em “Way Out” e “Phenomena”.
Em comparação com aquilo que os YYY já nos tinham mostrado, “Show Your Bones” é um álbum muito bem conseguido, honesto e intemporal. Não se sente qualquer “pressão” no tal difícil segundo disco. Num 2006 cheio de novos registos de artistas da “primeira liga” como Primal Scream, Placebo, The Strokes ou Blur, este novo disco dos YYY vai, certamente, figurar no topo das tabelas dos melhores álbuns do ano.
Esperamos voltar a vê-los ao vivo após a memorável actuação de 2003, no Festival de Paredes de Coura.
Artist Website: www.yeahyeahyeahs.com
Compre aqui: www.cdgo.com

3 Comments:

Blogger ben-u-ron79 said...

musica "orelhuda" dizes tu? hummmm ok!

4:51 da tarde  
Blogger Rui Maia said...

é uma private joke?!!? ;P

6:19 da tarde  
Blogger gustavo beça said...

ARO!

daquilo que ouvi até agora gostei muito! fico mm contente que depois de im primeiro disco tão fulgurante eles tenham sabido dar volta à situação e gravar um segundo disco tão bom!

grd abraço

2:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home